domingo, 25 de março de 2012

Zumbis: história e referências

Ok, hoje o post vai ser longo, já vou avisando.Faz tempo que quero fazer esse post, mas estava sem tempo. Se existe algo que eu sempre gostei são zumbis. Hoje eu sei que virou uma febre (muito por causa do seriado The Walking Dead). Sempre preferi os zumbis aos vampiros. Pois pode ser idiota ou não, eu me imaginava dentro dos filmes e games, tentando sobreviver com uma 12 na mão. Sou gamer á muito tempo, e comecei á gostar dessa história de zumbis quando comecei á jogar Alone in the Dark ( na época do Playstation), e Resident Evil (joguei todos do PSone e fechei o 2 e o 3). Hoje em dia temos muitos mais jogos de zumbi, por exemplo: Resident Evil 4, 5 e o novo que saiu, Operation Racoon City, o qual espero que seja a salvação desses últimos 2 títulos, Dead Island, Left 4 Dead, o qual já fechei:

Alguns jogos atuais e antigos:
Resident Evil Code Veronica

Resident Evil 3

Resident Evil 1

Alone in the Dark

Call of Duty World at War Fase Secreta

Red Dead Redemption

Dead Rising 2
Resident Evil
Resident Evil 4
Dead Island
Left 4 Dead


História: (todos textos são retirados da internet sem referência aos autores)


História 01
Um antigo ritual de vodu na África, fazia suas vítimas aparentarem que estão mortas.
Um feiticeiro chamado boko, fazia uma mistura que levava ossos humanos pulverizados, lagartos, a carcaça de um sapo venenoso chamado Bufos Marinus e o verme aquático Polychaeta.
O melhor de todos os infredientes é a neuritoxina extraída do baiacu denominada tetrodotoxina. Todos os "ingredientes" são grelhados, torrados e depois triturados em um pilão.
Assim o feiticeiro acha uma vítima e coloca o pó em sua roupa ou sapato. A tetrodotoxina é absorvida pela pele e, como toda neurotoxina, afeta o sistema nervoso, ocasionando paralisia, imobilidade, perda de consciência e desaceleração dos batimentos cardíacos, daí vem a ilusão de morte aparente.
Então o boko pega o corpo, enterra, cria toda a situação de morte, inclusive de forma documental da coisa e espera a tetrodotoxina passar, quando o sujeito acorda ele está desnorteado e parcialmente enterrado, é nessa hora que boko tenta convencer a vitima que é o seu mestre e que ele, a vítima, é um morto vivo e lhe pertence.
Mais ou menos assim:
BOKO: Levante-se meu zumbi, eu sou seu mestre boko, eu o criei, você agora é meu, lhe ordeno que me obedeça para sempre!!! Huauauhauahua!!!
Malvado não? rsrsrs
Outro bom motivo dessa lenda ter seu nascimento no Haiti é porque esse país foi o primeiro das Américas a abolir a escravidão em 1794, e o primeiro país negro a se tornar independente, em 1804. Os Zumbis, então, seriam usados pelos grandes fazendeiros como substitutos dos escravos.
História 02
 Segundo a lenda, os zumbis, tb chamados mortos-vivos, são seres que morreram, mas por ação de um sacerdote vodu regressaram à vida e se converteram em escravos dessas pessoas. Acredita-se que zumbi vem de zumbi, uma palavra que no Zaire se utiliza pra se referir aos médiuns, fantasmas ou outros espíritos dos mortos. A mesma palavra, zumbi, tb se refere a um deus com forma de serpente, reverenciada por alguns povos do oeste africano. No Haiti tem existido, e provavelmente continuará a existir, seres humanos chamados zumbis, cuja condição física, anímica e mental não é normal, que se encontrem em algum tipo de profundo transe, e que obedecem a quem os dominam. Isto independentemente de mitos, lendas e folclore.
   
História 03
Os feiticeiros do vodu aparecem em histórias nas quais dão a alguma pessoa um veneno não mortal, mas que faz com que ela pareça estar morta. A vítima é então enterrada e o feiticeiro retorna e toma o poder sobre o corpo, o qual não obedece mais à vontade do dono. As histórias evoluíram e ao longo do tempo os feiticeiros passaram a reviver os mortos nesses contos.
As fábulas sobre zumbis passaram inclusive por estudos científicos. Nos anos 80, o botânico Wade Davis foi ao Haiti e afirmou ter identificado duas drogas que são capazes de entrar na corrente sanguínea e colocar alguém em um transe, agindo como um zumbi, ou pelo menos algo parecido.
O folclore haitiano ainda tem histórias de terror nas quais esses mortos-vivos seriam vistos em ruas de vilas à noite. Apesar disso, os mortos-vivos do vodu são diferentes dos zumbis que ficaram famosos na cultura popular contemporânea, principalmente por não comerem carne humana.
Nas telonas (atenção: todos filmes citados a maioria são clássicos, não adicionei filmes b e alternativos na lista por serem considerados muito explícitos para algumas pessoas)

1.ANTIGOS E CLÁSSICOS:

Night of the Living Dead (George Romero)
O Despertar dos Mortos (George Romero)

 Dia dos Mortos (George Romero)


Uma Noite Alucinante (Sam Raimi) - não é tão explícito, mas os personagens são zumbificados nesse filme.


 A Volta dos Mortos Vivos (Dan O'Bannon)


A Maldição dos Mortos-Vivos (Wes Craven)


  Despertar dos Mortos (George Romero)



2.ATUAIS:

 
Terra dos Mortos

Madrugada dos Mortos


 REC
 ZUMBILÂNDIA
 DIÁRIO DOS MORTOS


 AS STRIPPERS  ZUMBI
PARKTRAILER OF HORROR
 EXTERMÍNIO


PLANETA TERROR

 EU SOU A LENDA


ANIME: Highschool of the dead


SERIADO: THE WALKING DEAD


CURIOSIDADE:


Apesar do sucesso de The Walking Dead, George Romero já declarou que não gosta da popularização dos zumbis e recusou um convite para dirigir um episódio da série. Ele diz que via os zumbis como uma marca dele e agora estão por toda a parte e não fica feliz.

BLOGS QUE INDICO:

Desmorto: http://desmorto.com/ 
Beauty and Brains: beautyandbrains.com.br

7 comentários:

  1. Ao contrário de você, eu sempre gostei de vampiros. Mas com uns 14 anos li os livros O médico e o Monstro, vi o filme o Gabinete do Dr. Caligari, Frankenstein (livro e filme) e assisti alguns filmes trash de Necronomicom e me apaixonei também por zumbis. Só fui ver os filmes de Romero já mais velha com uns 18 anos. E curti também. Mas sou fã desses zumbis mais "das antigas" e não muito fã desses zumbis comedores de cérebro à la Romero.
    Eu apoio Romero que os zumbis dele viaram uma piada massificada completamente sem a essência original. Eu assisti os 5 primeiros episódios da série zombie Walk. Só os 2 primeiros achei realmente bons os outros foram uma chatice e acabei parando de assistir na primeira temporada mesmo, não gosto de mulheres histéricas, homens que são sempre "os heróis" e dramas bobos. Nem sei o que anda rolando por lá rsrsr!

    Um viva pra Frankenstein!
    bjs!

    Caso lhe interesse, escrevi sobre isso em meu blog, dê uma lida se quiser:

    http://diva-alternativa.blogspot.com.br/2011/06/meus-zumbis-eternas-almas-angustiadas.html

    http://diva-alternativa.blogspot.com.br/2011/06/sobre-zumbis-originais-e-os-de-george.html

    http://diva-alternativa.blogspot.com.br/2011/06/zombie-walk.html

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua resposta ^^
    Pois é, no momento eu não tenho interesse, mas não descarto de no futuro assistir a série Walking Dead do começo ao fim. Quanto a modinha estiver menor e eu esteja numa outra fase da vida em que olhe as coisas atuais de outro ângulo ^^
    É, muito do que era underground hoje é modinha. Tudo tem seu lado bom e ruim.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oieee Ju!
    Respondendo sua pergunta, já estou sim na minha casinha nova =)
    Adoro coisas com zumbis, de filme à jogos, até mesmo aqueles bobinhos que tem pra jogar online kkkk
    Adorei o post!
    Bjks!
    www.makeup4girlslikeyou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca gostei da temática Zumbis, mas sou apaixonada por The Walking Dead.Foi a única história de zumbis que me chamou atenção!

    bjos
    http://www.pinkmassacre.com

    ResponderExcluir
  5. OOI,amei seu blog,muuto bacana!!
    Amo tudo relacionado a zumbis,tnho uma fissura por jogos e principalmente filmes de zumbis,são os melhores,mesmo os trashes!!
    Estou seguindo...beijos!!

    praticidadesfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. I ♥ Zombies

    Bacana seu blog =D

    Ahhh, tem sorteio de uma sapatilha linda lá no meu blog

    Beijos

    http://chacomcupcakes.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Primeiramente gostaria de dizer que achei este post extremamente foda! HAHAHAHA! Adorei teu blog e to seguindo \o/.
    Muito obrigada por recomendar o Pretty Poison, fico muito feliz que tenha gostado :D:D
    Uma beijoka grande *.* xD

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...