terça-feira, 26 de junho de 2012

Dolls: BLYTHE


Acho que pra quem não conhece, já deve ter se perguntado o que é aquela boneca que um monte de gente "cool" adora, com cabeça e olhos enormes e corpo pequeno. Ou então já devem ter visto muitas fotos por aí de diversos tipos, e características específicas. Essas bonecas se chama Blythe. Aqui vai um pouco da história:

História

Em 1997, a jornalista Gina Garan ganhou uma boneca Blythe de presente e passou a fotografá-la em todos os lugares, dando assim inspiração ao seu livro "This is Blythe" (Esta é a Blythe). Em 1999, ela foi introduzida à Junko CWC Wong pelo artista e ilustrador, Jeffrey Fulvimari. Ainda naquele ano, a Hasbro deu à Takara, empresa japonesa, uma licença para produzir uma nova edição da boneca Blythe, a NEO (nova) Blythe. A Blythe foi usada em uma campanha publicitária de televisão por Parco, o ramo de moda da Seibu Department Stores no Japão e foi um sucesso instantâneo. O sucesso no Japão levou a Hasbro a dar uma licença à Ashton Drake Galleries (ADG) em 2004, para produzir Blythes nos Estados Unidos por um preço mais "em conta".
Na primavera de 2009, Alexander McQueen lançou uma linha de moda para uma campanha publicitária com bonecas Blythe. A subcultura Blythe vibrante floresce na Internet, principalmente em fóruns e grupos de usuários. Existe uma grande rede de fanáticos que customizar a boneca para revenda, as pessoas que criam roupas exclusivas e calçados, bem como acessórios especificamente para Blythe.
Há dois tamanhos de bonecas Blythe: a 28 cm (escala 1/6th) de tamanho natural, e as de 11,2 centímetros, menos populares e exclusivas da Takara, "Petit Blythes" (Pequenas Blythes). Apenas Blythes de tamanho natural podem trocar a cor e posição dos olhos, sendo eles, na maioria das vezes, Azul (esquerda), verde (direita), laranja (frente) e cor-de-rosa (frente). Mesmo assim, Petit Blythes possuem os membros flexíveis e as pálpebras se fecham. Porém, já está previsto o lançamento das "Middie Blythes", que serão as "Blythes Médias" terão aproximadamente 20cm de altura, e elas teram apenas uma cor de olho, que poderá se mover para a esquerda e para a direita.As pálpebras serão Fixas (não abre e fecha). O pescoço, Móvel (esquerda e direita). Os braços, Móveis. A Cintura Fixa e o Joelho Fixo (não dobra). O valor ainda não foi estimado.
Geralmente o preço das Neo-Blythes varia, podendo ir de 100 dólares até mais de mil. Antigamente, uma Blythe Kenner era vendida por aproximadamente 6 dólares.Todo mês, a Takara lança uma nova Neo Blythe.A companhia Ashton Drake lançou 12 bonecas diferentes, porém sua produção cessou em 2008.
(fonte: wikipedia)

As blythes não têm sobrancelha, têm a boca bem pequena, medem mais ou menos o tamanho de uma barbie, são totalmente customizáveis, você pode mudar ela completamente.

A empresa japonesa Takara, de olho no mercado kidult, relançou a Blythe em meados dos anos 200o, com o nome de Neo Blythe. Manteve-se fiel a quase todas as características originais e ainda lançou muitos modelos novos, cada um com corte de cabelo, tom de pele e roupas diferentes. E a cada ano que passa novas Blythe são lançada para delírio das colecionadores. Lançaram também a Petit Blythe, a versão mini-me da Blythe grandona.
Outra empresa americana, a Ashton Drake, também relançou a Blythe, mas com reproduções das roupas originais dos anos 70.

 Vídeos:

2 comentários:

  1. São muito bonitinhas essas bonecas!!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda essas bonecas, são um ótimo enfeite de penteadeira.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...